segunda-feira, 28 de março de 2011

VOLUNTARIADO UMA LIÇÃO DE AMOR PARA QUEM PRATICA E PARA QUEM SE BENEFICIA.


     O Segundo encontro presencial que o curso do Redefor junto com a Unesp proporcionaram a nós, professores da Rede Pública de São Paulo foi uma experiência muito enriquecedora. Através do documentário que nos foi apresentado da companhia de dança de Ivaldo Bertazzo e uma discussão sobre algumas questões relacionadas a esse documentário pudemos ter uma visão mais ampla sobre não só o que é o voluntariado, como também o que ele proporciona a seus beneficiados.
     Sabemos que as Instituições Públicas, como a escola, por exemplo, não conseguem sozinhas resolver problemas da sociedade. A função da escola é educar para vida cidadã com a ajuda da família, que nem sempre participa. Infelizmente a escola é uma instituição quase falida por conta dos grandes desastres que vem proporcionando. As drogas, a evasão e a violência tomaram conta dessa instituição. Por outro lado, professores sem qualificação adequada desde sua formação e um plano de carreira, não muito vantajoso arruínam o quadro, que já é negro. A ajuda pode e deve vir da iniciativa privada ou de pessoas que estão motivadas em dar seu tempo ou energia para trabalhar em torno de uma causa ou projeto que a interesse.
     Muitas Organizações Não Governamentais (as famosas ONGs.) estão espalhadas por diversos países para ajudar esses mesmos países no combate aos problemas sociais.
     O trabalho acaba não só oferecendo ajuda em casos sociais como também em casos individuais. A ajuda é como uma porta para a cidadania, para a dignidade.
     Voluntários oferecem através de seu trabalho, o aprendizado sobre temas essenciais para a vida, tais como, responsabilidade, respeito ao próximo, o respeito ao tempo e a escolha do outro, poder de decisão, autonomia e principalmente senso crítico através da troca de culturas. Essa troca enriquecedora torna o indivíduo mais forte e preparado para enfrentar os mais diversos desafios que a sociedade lhe impõe.
     Programas como esse poderiam de alguma forma influenciar a instituição escola na criação de mais dignidade e oportunidade aos alunos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário