domingo, 22 de maio de 2011

DIÁRIO DE LEITURA DO TEXTO - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

          DIÁRIO DE LEITURA
Aluno:  Adriana Pavão Wada.                            
Data: 06/05/10.
Disciplina: Planejamento de Ensino: necessidades, objetivos e conteúdos.
Professora: Ms. Maria Aparecida Gazotti Vallim. 
1   Bibliografia:
SILVEIRA,R.L.B.L.Competências e habilidades.In: Revista Iberoamericana de Educación(ISSN:1681-5653).

      O título do texto lido é Competências e habilidades e a autora Regina Lúcia Barros Leal da Silveira. Ela faz um estudo relacionado ao desafio cotidiano do professor em sala de aula e as mudanças ocorridas no cenário educacional. Logo no início, a autora escreve uma frase e após sua leitura sinto-me recarregada. Essa frase demonstra que a preocupação que tenho em formar cidadãos para viver decentemente em sociedade é compartilhada.          Após iniciar o curso Práticas Reflexivas, e ter contato com os mais variados textos sobre ensino-aprendizagem, percebo que há muitas perguntas sem respostas nessa área. Respostas principalmente relacionadas ao comportamento do aluno que se altera a cada dia que passa, e também o aperfeiçoamento dos professores, que muitas vezes não tem um curso de formação adequado.
       O cenário atual é muito dinâmico, as mudanças são rápidas em relação à tecnologia. Acredito que todas as profissões necessitam de profissionais dinâmicos e abertos a aceitarem essa mudanças. Nossa prática também deve modernizar-se. Lembro-me de um vídeo que minha colega de sala, Jaqueline Flores, indicou que eu assistisse. Um vídeo que está postado no site www.youtube.com/watch?v=IJY-Nlhdw_4  e mostra claramente, de modo sarcástico, que tipo de mudanças necessitamos no nosso contexto. Resumidamente, o vídeo mostra uma professora ensinando tabuada na lousa de forma convencional(os alunos repetindo). O diretor da escola entra e diz que os alunos e a professora teriam uma mudança tecnológica na escola e que a partir daquele momento teriam recursos tecnológicos. Pois bem. A professora entra e continua ensinando a tabuada da mesma forma, na mesma sala entretanto os alunos assistem a aula na tela do computador e repetem os números. Na verdade, as ferramentas são modernas mas, a forma de abordagem é obsoleta!
        Para a nossa prática alterar-se significantemente, é preciso que lembremos de uma frase lida em um dos textos trabalhados na disciplina Formação Tecnológica do Professor, com a Professora Doutora Rosinda Ramos. O texto é O papel do professor na sociedade digital (Kenski,2001). A frase é O professor não apenas ensina. Ele seduz. Existe a necessidade de se respeitar o aluno, respeitar o tempo, a sociedade em que está inserido. Ensinar jovens atuais com regras passadas, infelizmente não é possível. Segundo Barros,devemos promover sonhos, fortalecer a alma juvenil!
        O texto é muito ligado à emoções. Fala de escolas cheias de esperança, cidadania, paz, luta, resistência. Um texto idealista,que concordo. Mas, esse lado idealista, nos tempos atuais com conteúdo tradicional,não é viável.
        Devemos promover a liberdade de aprender, que o aluno torne-se capaz de ser “idealista” também. Dono de sua própria história. O aluno deve aprender a colaborar com outro, mostrando uma necessidade mundial de mudar o comportamento de pessoas que não respeitam nenhuma situação.
        Para mim, uma resposta é bem clara. Ensinamos através de ações. Adotar a postura íntegra, formadora de opiniões é refletido no aluno. Conforme o mesmo texto de Kenski,2001, uma das funções do professor é ser agente de valores. Aquele que influencia os comportamentos e atitudes de seus alunos. Não devemos ser superficiais. Não há reflexão sem aprofundamento. Não devemos fechar nossos olhos para nossa importância profissional e pesquisadora.
        A formação do professor é peça fundamental no cenário atual. Os cursos de formação para professores deveriam ser  desenvolvidos para resgatar atitudes acima citadas para facilitar o trabalho do professor.
       O texto é sensível, envolvente e que traz a essência dos meus pensamentos.A emoção de fazer um aluno mudar seu comportamento com autonomia. A mão estendida para auxiliá-lo e depois solta para deixá-lo caminhar sozinho.







Um comentário:

  1. Adorei a reflexão, e realmente, quando deixamos o aluno participar, colaboram=ndo com os desejos e anseios deles no fazer pedagógico, a aula flui muito melhor. Quando postei no facebook que minha sexta tinha sido ótima na sala de aula, foi exatamente por este motivo, deixei que os alunos levassem a aula do jeito deles, e pediram uma roda de leitura, textos do caderno do aluno, que resultou em ótimas atividades orais, eles tiveram a oportunidade de ler, discutir, refletir sobre os textos lidos e também fazer um texto oral coletivo. primeiro deixei que eles fizessem tudo e fui apenas comandando as atividades, depois eu mesma fiz um texto oral com as palavras escolhidas por eles sobre o tema "Adolescência", eles ficaram fascinados e depois todos queriam produzir os próprios textos com as mesmas palavras e perceberam que cada um tem seu um jeito próprio de se expressar. e que no final o resultado é fantástico. Parabéns pela reflexão.

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