sexta-feira, 24 de junho de 2011

O sociointeracionismo nas aulas de Inglês

A presença da língua inglesa no mundo é justificada pela função social que desempenha na sociedade. Atualmente é a língua dos negócios – Lingua Franca. Uma das justificativas para estar presente em nossas escolas é o direito do cidadão se envolver em diferentes discursos que existem na sociedade globalizada através da linguagem.        

Pensando em relação a abordagens e métodos, aprender uma língua estrangeira é saber utilizá-la em diferentes contextos. Além disso, devemos levar em consideração quem a usa, a quem se dirige e onde isso acontece. A importância da língua inglesa como função e não mais como estrutura. O reconhecimento da função da língua através do reconhecimento de um gênero textual demonstra a preocupação que o ensino da língua tem com o direito do aluno ter contato com diferentes tipos de discursos orais e escritos para ampliar seu conhecimento e senso crítico. Atualmente, conforme o estudo dos métodos de Ensino – Aprendizagem de Inglês, vivemos em um momento que não podemos nos preocupar com um método específico para ensinar. Devemos levar em consideração as necessidades, os desejos e a relevância que a aprendizagem da língua tem para o aluno. Sua real aplicação no seu contexto e cotidiano.

Finalizando, podemos observar que o aluno carrega conhecimentos individuais e não é apenas um receptor de conceitos, demonstrando assim uma nuance cognitivista no desenvolvimento de seu aprendizado, porém é compartilhada em sala com o professor e os outros alunos, levando à reflexão de conhecimentos e erros. Nesse caso demonstrando uma nuance sociointeracionista.


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