domingo, 29 de maio de 2011

Impressões sobre leituras na disciplina "Formação Tecnológica do Professor".

    O curso Práticas Reflexivas e Ensino Aprendizagem de Inglês na escola pública é uma ótima contribuição para o enriquecimento da minha prática como professora de Inglês da rede pública de São Paulo.
     Do início até o momento pude observar quais teorias são necessárias para embasar as técnicas usadas dentro de sala e que certas atitudes são espelhadas no tipo de alunos que temos.
     Em específico na aula de Formação Tecnológica do Professor quando a professora doutora Rosinda Ramos abordou dois textos que são: Hipertexto como instrumento para apresentação de informações em ambiente de aprendizado mediado pela internet (Cristina Portugal, 2005) e Inclusão Digital: tecendo redes afetivas / cognitivas (Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, 2005) pude constatar que saber ler e interpretar é fundamental para quem é professor e principalmente, para quem quer melhorar a prática através da reflexão sobre suas ações.
     Constatei que não podemos apenas ler e se contentar com o que foi dito no texto, que temos sempre que saber criticar esses textos (e que criticar não é apontar erros e sim desmistificá-los), saber qualificá-lo e desqualificá-lo se for necessário.
     Através dos dois textos tive contato com um assunto conhecido superficialmente: a internet e o computador utilizados como ferramentas tecnológicas para o aprendizado. Concordo que as transformações tecnológicas são muito rápidas que desafiam a Educação e produzem uma distância entre o ensino escolar e as novas formas de aprendizagem que estão presentes na vida cotidiana. O ambiente para a aquisição de conhecimento tradicional, a escola e o ambiente virtual o moderno sofrem “tipos de analfabetismo” interligados. O ambiente escolar tradicional possui o analfabetismo que é pouco presente e outro desafio o analfabetismo funcional, que são pessoas que aprenderam as letras e não conseguem utilizar a leitura e a escrita em práticas socioculturais. No ambiente virtual também possui um tipo de analfabetismo. O analfabetismo digital, que é a incapacidade educativa e cultural de utilizar a internet.
   Acredito que nesses dois ambientes existe um único desafio. Criar cidadãos que tenham a capacidade de interpretar informações e transformá-las em conhecimento para a vida.


Relato redigido dia 27/04/2010 - 8:31

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