sexta-feira, 24 de junho de 2011

PROFESSOR PESQUISADOR, AFINAL...POR QUÊ?

Atualmente professores de um modo geral, estão passando por um processo de redescobrimento de sua profissão. Existem dois lados da moeda, nessa questão. Professores que gostariam que a escola, os alunos, voltasse a ser como antigamente. E, professores que se sentem incomodados com a situação atual de desordem na Educação e procuram estudar para melhor compreender essa realidade.

Acredito que nós, participantes desse curso, nos encontramos no lado dos incomodados. E não só nos incomodamos com a situação atual da Educação, mas também com a situação da sociedade como um todo. Concluímos então, que a mudança na sociedade, sem dúvida nenhuma, se reflete em nosso cotidiano em sala de aula. Não podemos mais desconsiderar as tecnologias. Não podemos desconsiderar o contexto onde nossos alunos estão inseridos para melhor compreendê-los. Devemos incorporar essas mudanças em nossas aulas para elas fazerem parte de um contexto atual. Infelizmente não podemos voltar o tempo. Não podemos insistir e ensinar da mesma forma que ensinávamos no passado.

Com isso, existe um crescimento em pesquisas na área da Educação que possibilitam melhor compreensão de pequenos recortes de situações particulares e, que estão totalmente ligadas às nossas situações cotidianas.

Concluímos que na sociedade atual o professor deve ter diferentes papéis. Somos filtros de informações que antes eram restritas e agora são desenfreadas. Uma frase que li em um texto da autora Vani Moreira Kenski, O papel do professor na sociedade digital, traduz bem esses papéis. “É através da fala do professor que os saberes socialmente valorizados são trabalhados com todas as leituras pessoais que o professor tem diante daqueles conhecimentos.” De fato, somos formadores de opinião. Devemos ser.

Outra frase nesse mesmo texto, define e conclui muito bem...” O professor de todos os níveis de ensino não pode mais se postar diante do conhecimento como aquele que sabe, mas sim como aquele que pesquisa.”

Através da pesquisa, do conhecimento de outras situações que se identificam com as nossas, desenvolvemos a capacidade de reavaliar nossas situações. Esse comportamento nos faz crescer como ser humano e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário