segunda-feira, 16 de maio de 2011

A INFLUÊNCIA DAS TICs NAS PRÁTICAS SOCIAIS DE COMUNICAÇÃO, ENTRETENIMENTO E APRENDIZAGEM DA SOCIEDADE EM GERAL.

            Atualmente é inevitável considerarmos a existência de novas e muito mais rápidas formas de comunicação. Lembro da época em que eu era adolescente, as informações chegavam com calma, digeridas e direcionadas.
      A sociedade nessa época estava acostumada a obter informações pela televisão, jornais, revistas, rádio e na escola. Porém o que difere de hoje é a velocidade, a qualidade e esse próprio direcionamento. Não corríamos atrás da informação. Ela vinha até nós. Atualmente, vivemos atrás de notícias, casos e até fofocas sobre pessoas famosas ou não. Muitos correm atrás de conhecimento, outros de preenchimento de vazios que nem sempre são intelectuais. Porém nem sempre é possível saber se essa informação é válida ou não.
       No passado, as fontes eram “seguras” até que se provasse o contrário. Hoje, tudo é duvidoso, desordenado e mal direcionado. Além disso, a escola é a mesma daquela época. Mesma disposição de cadeiras e carteiras e até regras!
       Na área da Educação, em particular no Ensino – Aprendizagem de Língua Inglesa, o contexto da sociedade atual deve ser considerado. Antes informações dirigidas, direcionadas. Hoje, velozes e aleatórias. O professor precisa cada vez mais se atualizar em sua disciplina e em assuntos de conhecimento geral, principalmente na disciplina de Língua Inglesa, que está inserida no cotidiano das pessoas através de vocabulário, jogos, aparelhos eletrônicos entre outros. O professor é responsável pelo direcionamento do conhecimento e informação. Através dele, dos recursos que ele utiliza, e o conhecimento prévio do aluno, aquele que ele traz de sua vivência, a aprendizagem se tornará válida e poderá ser aplicada na vida real.
       Acredito que o computador, em especial a internet, é um divisor de águas nessa mudança na forma de aquisição de conhecimentos e informações. Ela tanto pode oferecer, como pode deturpar. Nesse sentido, o professor que não souber pesquisar,filtrar as informações encontradas poderá cair na mesmice Através da internet o professor pode manter-se atualizado e utilizar-se de vários gêneros nela inseridos, sites com informações autênticas e a possibilidade de uso real da língua, o inglês em ação.

4 comentários:

  1. Que bacana, Adri, adorei suas reflexões. É isso aí mesmo, concordo com você principalmente nessa questão da velocidade da informação e a necessidade da diversificação e adapatação. Desejo que tenha muuuito sucesso no seu blog e vamos divulgá-lo bastante, heim? Um beijo, querida!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lú
    Você sabe como sua opinião é importante! Você fez parte do meu processo de reflexão desde o começo...e sempre fará...Te considero muito! Obrigada por suas aulas e por ter me incentivado até aqui.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dri, muito legal seu blog...
    é bom construir um espaço assim para reflexões próprias sobre a vida, trabalhos e inquietações!
    O que não podemos é estacionar!
    Adimiro sua força de vontade!

    Quanto à postagem, é isso mesmo. As TIC's podem tanto contribuir como "atrapalhar" a aprendizagem...nosso papel como educador é orientar os jovens sobre como seguir esse caminho e aproveitar o que há de melhor nesse mundo para melhor aprender.

    Bem vinda à blogosfera...

    P.S. Agora que terminamos o curso, pretendo retomar meu adormecido (Praticando a Reflexão)...preciso é de disposição para rganizar os textos que estão bagunçados aqui...

    Beijo...
    Sucesso

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jaque
    Como é importante sua opinião, sugestões....Obrigada por me admirar! Eu também admiro sua sensibilidade também! Não vou desistir...as reflexões serão lentas por causa da monografia....não pare o seu também! Posso te pedir um texto para postar aqui? Até porque o blog é nosso, do pessoal da reflexão!

    ResponderExcluir